A Donzela com a Gaivota

A estátua da donzela com a gaivota é um símbolo, não só de Opatija, mas de toda região da baía de Kvarner. Ela se encontra a beira do mar nas rochas lado calçadão Lungomare em Opatija, e intriga a todos os com sua interessante história e identidade, que eram desconhecidas por décadas.

A história começa em. Quando a esposa do conde Arthur Kesselstadt tragicamente perdeu a vida em uma tempestade de primavera no mar em frente à Opatija. Devastada pela dor, a família do conde colocar a estátua de “Madonna Del Mare¨.

Por causa das condições climáticas adversas a escultura foi danificada e posteriormente restaurada. Sua réplica dourada pode agora ser visto na Igreja de St James acima da Riviera de opatija , enquanto o original é mantida no Museu croata de Turismo na Villa Angiolina .

O local aonde se encontrava a estátua então ficou vazio, e logo foi decido que uma estatua deveria ser posta em seu lugar. A ¨donzela com a gaivota¨ foi colcada no ano de 1956. A estatua se localiza em uma bela posição a beira do mar e durante a noite é iluminada com refletetores. Quando o mar está mais agitado e as ondas chocam com as pedras, a estatua desaparece e ressurge em meio às àguas.
Por muitos anos ninguém soube quem era a musa inspiradora por trás da nova estatua, até que uma Sra. Chamada Jelena Jendrašić de Crikvenica, revelou que havia sido a modelo para a escultura. O autor da estatua é Zvonko Car, que nunca revelou a verdadeira identidade da modelo.
A primeira versão da estatua tinha um peixe no bico da gaivota, o qual misteriosamente desapareceu, talvez por causa de uma tempestade ou vândalos. Uma vez um grupo de vândalos sumiu com a gaivota da estatua causando muita confusão na cidade e , felizmente, foi devolvido logo em seguida. Hoje a estátua continua lá firme a beira-mar enfrentando tempestades e recebendo os turistas que visitam esta bela cidade do norte do Adriático, que já foi um dia destino de férias da família imperial Austro-Hungára dos Habsburg, mas essa é outra estória…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *